Dolár Comercial : --
Soja (CBOT) : --
Milho (B3) : --
Algodão (NY) : --
Prêmio Soja Paranaguá : --
Prêmio Milho Santos : --
Petróleo : --
Milho ESALQ : --
Soja Paranaguá : --
Milho Santos : --

MERCADOS NA ÁSIA: Mais casos de Delta na China

Por: Eduardo Vanin
Artigo, Grãos
Publicado em: 14/09/2021 07:48

Icone Icone Icone Icone

Destaques:

  • SOJA (CBOT) +5.00 @ 1289.75 ¢/bu
  • ÓLEO DE SOJA (CBOT) +0.45 @ 56.25 ¢/lb
  • MILHO (CBOT) +2.25 @ 515.50 ¢/bu
  • ALGODÃO (NY) +0.15 @ 92.96 ¢/lb
  • FARELO (Dalian) +9.00 @ 3778.00 CNY/ton
  • ÓLEO DE SOJA (Dalian) -24.00 @ 9514.00 CNY/ton
  • MILHO (Dalian) -26.00 @ 2464.00 CNY/ton
  • SUÍNO VIVO (Dalian) -4.27% @ 13245 CNY/ton
  • MILHO (Esalq) +0.18 @ 93.71 R$/saca
  • IDX -0.06% @ 92.59
  • COMMODITIES +0.18% @ 97.85
  • PETRÓLEO +0.65% @ 70.91 USD/barril
  • MINÉRIO DE FERRO (Dalian) -0.76% @ 810.50

COMENTÁRIOS DA MANHÃ

Novos casos do Delta no Sudeste da China. Como esperado o governo tomou suas medidas usuais como bloqueio de viagens, isolamento de partes das cidades afetadas e forte redução na movimentação de pessoas e cargas. Bolsas nas China em forte queda nessa 3ª-feira – a tolerância zero tem suas vantagens e desvantagens.

Para nosso mundo do agronegócio, o impacto vem através do consumo. Carne suína na China continua cavando o poço, renovando mínimas. Produtores continuam sangrando, acelerando a desova de animais. O governo chinês reduziu novamente suas estimativas de consumo de rações para a temporada 2021-22, leia-se milho e farelos.

Saiba mais em Tour da semana 13/Set 

O feriado prolongado do dia 1º ao dia 7 de outubro – National Day Holiday, será um bom teste para o feriado lunar a ser realizado em fevereiro próximo, pico sazonal do consumo de alimentos, principalmente carne suína. Nesse ano, o governo chinês impôs uma série de medidas a fim de reduzir o número de viagens, prejudicando hotéis, restaurantes e empresas de viagens – empresas no interior do país acabaram ficando com altos estoque de alimentos. Normalmente são esperadas mais de 440 milhões de viagens e milhares de banquetes familiares acompanhados de receitas tradicionais chinesas, quase sempre à base de carne suína. Eu diria que as empresas não irão compor grandes estoques de alimentos na antecipação do feriado lunar do próximo ano, reduzindo assim a sazonalidade do consumo de carne suína e rações – outro ano magro?

A China continua variando seu cardápio da soja. Comprou no Brasil, na Argentina e nos EUA. Traders comentam sobre 04 barcos na semana passada para embarque outubro no Brasil e 01 barco nessa 2ª-feira – é a soja mais cara da praça. Na semana passada a China comprou soja na Argentina e do Uruguai para embarque outubro. Em ambos os casos a soja chega na China mais cara em relação à soja americana. Como estamos vendo, nesse momento a China está mais preocupada em garantir suprimento do que margens.

Traders comentaram sobre mais compras no PNW, porém pequenos volumes. As vendas nos portos americanos estão à conta gotas, ainda como reflexo do Ida.

Os embarques de milho e soja nos EUA na semana passada foram mínimos, já mostrando os efeitos da falta de energia elétrica no Golfo e pouca disponibilidade de grãos no PNW. Os fretes marítimos voltaram a subir – esse não dá trégua. Com a falta de navios de container, armadores estão utilizando navios de cargas secas.

Os prêmios do milho continuam subindo na Argentina e Ucrânia, puxando o Brasil na carona para outubro e novembro. A conta da paridade de exportação para outubro está cada vez mais próxima da pedida do produtor no MT, graças à combinação da alta do câmbio, prêmios e desconto das operadoras logísticas. Ainda estou trabalhando com exportações de milho 2020-21 em 15,6 milhões de toneladas, mas já há quem fale em 18 milhões.

Lembrando, o papel dos preços é regular a relação entre oferta e demanda – dada uma quantidade oferta e uma quantidade demanda, haverá um preço de equilíbrio. Esse ano no Brasil, o preço de equilíbrio do milho deve permanecer alto, reduzindo ao máximo a exportação e incentivando a importação. No entanto, caso os preços continuem vacilando próximos da PPE, não só veremos mais volumes saindo, assim como incentivando o cancelamento de compras de milho importado da Argentina – rumores do primeiro washout no Paraná. Me parece que o milho no spot encontrou seu piso teórico.

Grande abraço e bons negócios!


Conteúdo: soja, milho
Não há comentários para exibir